terça-feira, julho 29, 2014

Passeio com crianças: Brasília de bicicleta


Nessas férias de julho eu e Vítor desbravamos Brasilia de uma forma diferente: de bike! A gente adora passear de duas rodas por aí, mas onde moramos em São Paulo é difícil, a rua onde moramos é muito movimentada e o parque mais próximo não aceita bicicletas para adultos (correr atrás deles sem bicicleta está completamente fora de cogitação). Então aproveitamos todas as chances que temos, como quando fomos para Angra visitar meu pai, Bracuhy é um paraíso para quem tem bike.



O projeto Bike Brasília foi implantado na cidade recentemente, com o apoio do banco Itaú e da empresa Serttel.  Eu fiquei sabendo ainda em Sampa, por intermédio da minha irmã, que já estava aproveitando desde o começo e me sugeriu instalar o aplicativo antes mesmo de viajar. Fui dar uma pesquisada no site do GDF e no do Bike Brasília e vi que são 20 estações de bicicletas e que 20 outros pontos já estão para ser instalados.

Eu e Vítor pensamos em pegar as bicicletas no ponto do Memorial JK, mas não tinha nenhuma disponível (dá para ver isso antes mesmo de sair de casa, o aplicativo mostra). Então pegamos no Centro de Convenções, fomos até a Torre de TV, tiramos foto no novo cartão postal de Brasília (Eu amo Brasília), fomos ao Parque da Cidade e fizemos um tradicional passeio da minha infância: demos a volta pela pista interna. Depois devolvemos a bicicleta no ponto que fica em frente ao Parque (minha mãe foi nos buscar de carro).




Algumas dicas:

- Não dá para levar crianças pequenas na bicicleta. Não tem cadeirinha e nem bagageiro (Alice ficou com a vovó no parquinho enquanto eu passeava com o Vítor);
- Cada aplicativo libera uma bicicleta. Para liberar duas, é preciso dois celulares e aí por diante;
- As bicicletas têm marcha, então dá para encarar as subidas leves da cidade;
- Tem uma cestinha na frente, ideal para levar água e um lanchinho.



Como fazer:

- Baixe o aplicativo para iPhone ou Android ou Windows Phone (também está disponível nas páginas de downloads dos próprios sistemas, tipo Google Play), ou ligue do seu celular para o número 4003 9846
- Faça o cadastro de acordo com as instruções;
- Vá atá uma estação e escolha uma bicicleta. IMPORTANTE: verifique se o pneu não está vazio;
- Digite o número da Estação e o número da posição da bicicleta escolhida;
- Confirme a operação e puxe a bicicleta quando a luz verde estiver acesa;
- Você pode fazer quantas viagens quiser durante todo o dia. As Estações de compartilhamento funcionam todos os dias, das 6h à meia noite;
- Viagens de até 1 hora são gratuitas, desde que sejam realizadas com intervalo de pelo menos 15 minutos entre elas;
- Viagens com duração de mais de 1 hora serão tarifadas à parte, no valor de R$ 5,00 por cada 1 hora de utilização;
- A devolução pode ser realizada em qualquer estação; 
- Escolha uma posição livre, encaixe a Bicicleta e verifique se a mesma está devidamente travada;

Nenhum comentário: