sábado, junho 19, 2010

Dica de Viagem - Caldas Novas e Rio Quente

Conforme o prometido, aqui vai a primeira dica de viagem do Entre Fraldas e Livros: um roteiro bem conhecido pra quem mora aqui em Brasília - pelo menos Caldas é - e bem legal de fazer com crianças. 

Caldas Novas e Rio Quente são duas cidades localizadas no Estado de Goiás e conhecidas por suas águas hidrotermais. Caldas é mais conhecida e mais popular. Rio Quente é bem menor e acaba sendo mais um ponto de apoio para quem fica na famosa Pousada do Rio Quente, agora Rio Quente Resorts.

Eu já fui MUITO a Caldas Novas. Atualmente, tenho preferido ir a Rio Quente. A distância entre uma e outra é de aproximadamente 20, 25 km. Então dá pra ir de uma a outra com muita facilidade.

Vou começar por Caldas. Então vamos lá!

Caldas Novas

Vítor e Gu na piscina infantil do HotSprings (ele tá agachado, claro...rs)

Depois que eu virei gente grande e passei a ir sozinha pra Caldas, sem meus pais, já fiquei em uns 4 lugares diferentes lá: HotSprings, Pousada Cariama, DiRoma e um apart hotel. Se você gosta de ficar junto com muitas outras pessoas, de várias piscinas e ter muitas atividades, o HotSprings é o local certo. Tem hidroginástica, gincana e de noite bingo e noite dançante. O pacote vem com café da manhã e almoço. Se vc tem crianças grandes é melhor ainda: elas podem ficar pulando de piscina em piscina, como adoram fazer, enquanto você escolhe a sua favorita e fica lá, morgando. Para as crianças pequenas tem brinquedoteca. Dentro dos quartos tem uma super banheira, que o Vítor usava como piscina de noite, em uma vez que fomos lá e ele tava meio gripadinho. Se for ficar lá, tente pegar os apartamentos que dão para o lado de fora do complexo, já que de noite dá pra ouvir o bingo como se fosse no vizinho, mesmo nos andares mais altos. E se você gosta de dormir até mais tarde, a hidroginástica também é escutada na mesma altura.

Vítor achando que a banheira é uma piscina privativa

O DiRoma eu confesso que me decepcionou um pouco. Pelo preço que pagamos, não vi nada assim tão extraordinário. Tem praticamente o mesmo número de piscinas que o HotSprings e as mesmas atividades. Como fomos só eu e meu marido - era parte da nossa Lua de Mel - não sei se tem atividades para crianças. Mas tem arborismo, tirolesa e um parque aquático que fica fora do hotel. Ainda está em obras, por enquanto é meio fraquinho. 

 Eu e Gu no circuito de Arborismo do DiRoma

A Pousada Cariama é pra quem prefere tranquilidade e abre mão daquele tanto de piscinas e atividades. Gostei muito de lá e do casal proprietário, foram muito atenciosos comigo. Fui apenas com o Vítor, ele tinha uns 2 aninhos. Me colocaram num quarto bem pertinho da piscina, de modo que de noite pude deixar o Vítor dormindo e ficar cozinhando na água morna, gostei. Se ele chorasse, eu conseguia escutar. Durante o dia eu e ele nos esbaldamos nas duas piscinas de lá e no parquinho. Tem bastante vegetação e pássaros, uma gracinha. Recomendo.

Pra quem quer uma opção mais econômica e mesmo assim com variedade, tem também os apart-hotéis. São dezenas deles, pra todos os gostos e bolsos. São bem mais baratos do que os hotéis da cidade, mas não contam com café da manhã e nem arrumadeira. Em muitos é preciso levar roupa de cama e banho. Já fiquei no Millenium  e gostei. Se quiser dar uma olhada em algum, vai no site Alugue Temporada que tem um montão.

 Eu e o chafariz diferente do centro da cidade

Na cidade você não pode deixar de andar de trenzinho (estou supondo que você tem filhos, já que está aqui neste blog, tá?). É aquela coisa básica de toda cidade pequena, mas eles adoram! rs Nem de ir comer picanha (ou outro tira-gosto gostoso) no Centro da cidade. E lá também, em frente à Igreja Matriz, tem um chafariz legal, bem diferente de todos os outros, as crianças adoram ficar correndo entre os jatos de água que saem do chão! Eu também adoro jantar numa churrascaria bem legal que tem lá, perto de uma escola pública. Infelizmente não consigo achar aqui o nome, vou ficar devendo essa. Uma coisa bem legal que tem nessa churrascaria? Além do atendimento ser nota 10, eles ainda têm berços pra colocar do lado da mesa. Você forra com seus "paninhos", bota seu bebê pra dormir e come tranquila.

A picanha na chapa que adoramos traçar quando vamos a Caldas

Também tem que visitar a feirinha que acontece todo sábado (acho) atrás do Parque de Diversões. E não se esqueça de comprar sua roupa de banho na cidade, os preços lá são imbatíveis!!

O post sobre Rio Quente vem amanhã, senão vocês ficam cansados...rs

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atualização do post:

A nossa amável leitora J.Torres nos fez a gentileza de lembrar qual o nome da churrascaria que adoro. É Picanha na Brasa e o site é esse aqui. Muito obrigada!!

2 comentários:

Vanessa e Enzo disse...

Tudo explicadinho! Deu até vontade de conhecer... mas o que tá acabando comigo mesmo é a foto da picanha rs Maldade!

O Cara Muito Tosco disse...

Bacana esse post, Tathy !

Faz mais de uma década que não vou a Caldas Novas devido a uma conjuntivite que peguei por lá e a birra decorrente disso... XDDD
Mas agora, com dois filhos, resolvemos usar Caldas como a primeira experiência de viajar para um lugar um pouco mais longe e vamos amanhã !!! ^^

Valeu pelas dicas !

Abraços !