quarta-feira, abril 01, 2015

Vamos participar de uma Ciranda de Leitura?


Quem me conhece ou acompanha o blog sabe o quanto eu gosto de ler e o quanto eu incentivo meus filhos a compartilhar deste gosto. Aliás, não só meus filhos como todas as pessoas que eu puder, adultos ou crianças.

Há quatro anos eu trabalhava na Mulher e Mãe e coordenei uma grande Ciranda da Leitura, com mais de 100 crianças participando. Foi uma experiência maravilhosa que eu sempre tive muita vontade de repetir, mas ainda não sabia bem como fazer sem cair novamente nos problemas que encontramos da primeira vez.

Muito tempo se passou, muita gente ainda me fala sobre isso e me pede... e eu não resisto, preciso colocar isso em ação novamente. Desta vez as coisas acontecerão de uma forma um pouco diferente, mais independente, sem que eu esteja no centro e acompanhando tudo.

É com muito prazer que apresento a vocês a Ciranda Leitores Kids 2015! Quer saber como vai funcionar? Vamos aos detalhes:

- Você precisa reunir um grupo de amigos com filhos de idades próximas aos seus. Sugiro um mínimo de 5, máximo de 10 ou 12, não mais do que isso ou a Ciranda vai levar muito tempo para rodar. Os participantes podem ser de cidades/países diferentes, mas quanto mais próximo melhor, para evitar atrasos com os Correios;

- Os participantes devem estar cientes e concordar que a participação é um compromisso e que sair no meio da Ciranda desestrutura todo o processo, o que não é interessante acontecer ( e eu sugeriria que fosse proibido);

- Cada participante deve escolher um livro para participar da Ciranda. Como cada criança tem um grau de desenvolvimento de leitura diferente e o objetivo é incentivar e não desmotivar, sugiro que sejam livros simples e leves;

- Defina um coordenador, que deve ficar com todos os endereços e definir quem vai mandar para quem. Por medida de segurança é melhor não divulgar os endereços e só mandar para quem for fazer o envio. Exemplo:

1 - Maria Silva - mãe do João Silva, 2 anos - Rua José João, 298 - Vila Manoel
2 - Joana Alves - mãe da Luiza Alves, 3 anos - Avenida Brasil, 453 - Águas Lindas
3 - Júlia Cabral - mãe do Enzo, 2 anos - Rua Denis Ortiz, 908 - Sumidouro

Maria envia para Joana. Joana envia para Júlia. Júlia envia para Maria.

- É interessante que cada grupo tenha um nome. Na Ciranda que fizemos anteriormente demos nomes de escritores infantis, como Ziraldo, Ruth Rocha e Pedro Bandeira;
]- Definir uma data para o envio e o tempo que cada criança fica com o livro. Por exemplo: até o dia 10 de cada mês, fica com o livro por 1 mês;

- Com o objetivo de incentivar outras crianças a ler, é interessante fazer postagens no Facebook, Instagram, twitter e blog com o livro recebido na rodada, o que a criança achou, etc. As hashtags são #leitoreskids e #cirandaleitoreskids; Também é interessante fazer postagens com dicas de como você incentiva a leitura com seus filhos;

- Uma boa idéia é aproveitar e fazer uma ciranda com as mães e trocar, na mesma ocasião, livros para os dois. Seria a Ciranda Mães Leitoras, com hashtags #maesleitoras e #cirandamaesleitoras.

- Criei grupos no Facebook para as duas cirandas, para facilitar a troca de informações

E então, quem topa entrar nessa comigo?

Nenhum comentário: