sábado, março 04, 2017

Testamos: livro "Renato Russo - O filho da revolução"



Vamos falar de livro bom? Hoje não é livro infantil, mas dica pras mamães (e papais também!): a biografia do maior ídolo do rock brasileiro, Renato Russo, do meu amado salve salve grupo Legião Urbana, do jornalista Carlos Marcelo.

Esse livro não é exatamente muito novo, foi lançado em 2009, mas a Editora Planeta (nossa parceira) relançou agora em 2016 uma edição revista, atualizada e ampliada. O autor escreveu esta biografia a partir de mais de 100 entrevistas e de nove anos de pesquisa.

O resultado é um livro que engloba não só a vida do Renato, mas também o cenário histórico brasileiro na época (ditadura) e os vários caminhos percorridos pelos adolescentes da época, que culminaram na criação de outros grupos famosos, como Paralamas do Sucesso, Plebe Rude e Capital Inicial. Não deixa de fora outros artistas que alcançaram a fama em Brasília, como Ney Matogrosso, Osvaldo Montenegro, Cássia Eller e Zélia Duncan (confesso que não sabia do Ney).



Carlos Marcelo conta os detalhes da criação de vários hits "Faroeste Caboclo", "Eduardo e Mônica, "Tempo Perdido" e muitas outras. Eu não sei se é porque eu sou fã, porque sou de Brasília ou só porque realmente as descrições são empolgantes, mas eu precisei fazer uma playlist do Legião no Spotify para ouvir enquanto lia. E passava o resto do dia cantarolando.

Eu só não achei o livro perfeito porque senti falta de mais informações sobre os amores da vida do Renato (sim, sou enxerida...rs) e porque acho que as vezes não precisava ter descrito com tantas minúcias alguns acontecimentos da Ditadura. Mas isso não afeta de forma alguma a beleza do livro.

Então, se você é fã do Legião, gosta de rock ou apenas quer saber mais sobre o essa geração musical brasileira que surgiu naqueles tempos, se joga em Renato Russo, o filho da revolução.

Nenhum comentário: