quinta-feira, fevereiro 07, 2013

Como lidar com as intermináveis brigas entre os irmãos? Parte II

E aí, vamos à segunda parte do post?


- Alguns livros sobre irmãos focam apenas os conflitos, como se isso fosse apenas um grande aborrecimento para os pais e não (também) um grande aprendizado para os filhos. Por isso eu acredito que é muito importante que os pais tenham conhecimento dos aspectos positivos desses conflitos, para ajudar a passar pelos "perrengues". Eu acho muito mais fácil lidar com as brigas dos dois quando eu tenho em mente que isto vai ajudá-los a lidar melhor com conflitos no futuro. Até me ajuda a não estourar quando o copo já encheu...

- Irmãos menores as vezes são mesmo muito chatos (e nem estou dizendo isso porque sou a mais velha), então é compreensível que o maior se sinta aborrecido de vez em quando. É importante conversar com ele sobre idades e etapas (de uma forma que ele compreenda, claro) e que o pequeno não faz de propósito, mas as vezes é preciso tirar o mais novo do espaço para que o mais velho tenha um local "seguro" para brincar.

- Estimule brincadeiras em conjunto, mas não os force se eles não quiserem, também é preciso respeitar a privacidade de cada um. Todo mundo sente, de vez em quando, a necessidade de ficar um pouco sozinho. Se eles sentem que podem ter seus momentos a sós quando precisarem, brincam juntos com mais facilidade, relaxam e são mais gentis. Parece coisa de livro de auto ajuda, não é? Mas é verdade! Sempre que eu consigo implementar isso direitinho aqui em casa as coisas fluem melhor.

- Tente resistir à tentação de se doer muito quando um ou outro for um pouco mais "malvado". Crianças podem ser monstros com seus irmãos num dia e no seguinte defendê-los com unhas e dentes.

- Mães de meninos têm dificuldade em entender a necessidade das brincadeiras de luta (eu! eu!). Mas estudos dizem que isso ensina formas aceitáveis de contato físico, limites (o que machuca) e a controlar o excesso. Humpf, então tá, né? rs

- Mesmo sendo aprendizado, é importante ficar de olho: se houver intimidação, agressão real ou perigo, é preciso parar a brincadeira imediatamente. Ajuda bastante ter regras bem claras (que ninguém fique machucado, que nada seja quebrado, que todos estejam querendo e gostando, etc).

Livros que podem ajudar:

- Criando Irmãos Felizes e Amigos - Jan Parker e Jan Stimpson - Ed. Best Seller
- Domando sua Ferinha 2 - dr. Christopher Green - Ed. Fundamento
- Guia das Famílias Felizes - John Irvine - Ed. Fundamento

Nenhum comentário: