quinta-feira, novembro 06, 2014

Dicas de como economizar água em casa


por Vítor Alves


Acho que alguns de vocês já me conhecem, de tanto a minha mãe contar o que eu e a Alice fazemos. Eu sou o Vítor, tenho 10 anos e fui convidado pela minha mãe para escrever com ela no blog, porque eu vivia dando sugestões de posts, então ela achou que era uma boa idéia eu mesmo escrever. Claro que ela vai ler e corrigir antes de publicar, mas eu estou começando agora nessa vida de blogueiro, se eu errar muito me desculpem (eu tinha um blog antes, mas quase nunca publicava lá).

Meu primeiro post vai ser sobre economia de água. Eu sei que começou a chover, mas ainda vai demorar muito para as coisas voltarem ao normal. Então eu achei umas dicas muito legais na revista Superinteressante, todo mundo deveria ler e tentar fazer em casa. Assim nossa água pode durar mais tempo.

Diminua o fluxo de água da privada

1. Encha uma garrafa de plástico limpa com areia ou pedra e complete com água pra que ela fique mais pesada.

2. Posicione a garrafa (fechada pois você obviamente não vai querer sua descarga cheia de areia) dentro da caixa da descarga.

3. Feche a tampa e use a privada. Com uma pate do espaço preenchida pela garrafa a caixa irá encher mais rápido e com menos água.

Crie um sistema de coleta de chuva

1. Posicione um galão grande com tampa junto ao tubo de queda da calha (tampa é importante para evitar a proliferação de insetos).

2. Faça um furo na tampa para encaixar o cano. Anexe outro tubo na horizontal para eliminar a água excedente caso o galão fique cheio.

3. Instale uma torneira na parte de baixo do galão e use a água coletada para lavar o chão e regar as plantas.

Regue as plantas no horário certo

Para evitar o excesso de evaporação da água, você tem duas opções: acordar cedo e regar as plantas antes das 8h ,ou fazer isso depois das 19h.

Nunca deixe torneira e descarga vazando

Para saber se há vazamento na válvula de descarga, jogue cinzas na privada. Se a cinza não ficar depositada no fundo do vaso, há vazamento na válvula.

Nenhum comentário: