quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Quais informações da sua vida você compartilha sem saber?


Ontem (10/02) foi o Dia da Internet Segura. Pensando nisso, a Milene Massucato, do Blog da Diiirce, juntou algumas blogueiras e deu a elas uma tarefa: ser stalker por um dia e descobrir tudo o que pudéssemos sobre a vida daquela que você tivesse tirado no sorteio. Preciso dizer que a brincadeira foi recheada de sustos?

Pois é, eu até me surpreendi, porque achei que achariam mais coisas. Mesmo assim não fiquei muito satisfeita e vou modificar algumas coisas que faço. A minha amiga secreta também é bem discreta, ainda assim encontrei escolas onde ela estudou, lugar onde trabalha, nome dos filhos e do marido, locais que ela gosta de frequentar. Não nada, mas se a pessoa que estiver investigando tiver um pouco mais de informação de outras fontes, pode ser um prato cheio. E isso vale para mim também.

Uma coisa que eu vejo muuuuuito no Facebook: foto das crianças de uniforme da escola. A maior parte das fotos que eu vejo estão tão nítidas que dá para ver o nome da escola no celular sem precisar de zoom. Outra coisa muito comum é postar fotos diárias nos mesmos locais, o que faz com que as pessoas saibam da sua rotina e sabe como é, nem todo mundo tem boas intenções. "Ah, eu faço tudo direitinho, não vai ter problema!" Já deu uma olhada nas fotos em que você foi marcada? Humm, pois é! Eu só posto foto dos meus filhos de uniforme se o emblema estiver coberto ou escondido, mas vive acontecendo de me marcarem em fotos que não estão assim. E essas fotos ficam públicas, então esse é um item a mais para ser cuidado.

Mas como fazer para não deixar nossa vida tão exposta? Confira aí embaixo algumas dicas:

- Como não permitir que o Google utilize seus dados do Facebook em buscas:
Configurações > Privacidade > Quem pode me procurar?
Você deseja que outros mecanismos de busca exibam um link da sua linha do tempo? Clicar em Não

- Não aceite qualquer um que te peça amizade no Facebook. Dê uma olhada no perfil primeiro, veja os amigos que vocês têm em comum, olhe as fotos dessa pessoa, veja se ao menos sabe quem ela é. As vezes aceitamos um desconhecido por ter algo em comum com a gente, tipo ser escoteiro ou blogueiro. Mas as vezes não é nada disso. Outro dia uma pessoa estranha me pediu amizade e eu fiquei meio com o pé atrás, mesmo tendo duas pessoas conhecidas em comum. Foi pesquisar um pouco mais e não adicionei. No mesmo dia fiquei sabendo que era uma desequilibrada, que estava adicionando todo mundo do perfil de uma colega minha e fazendo um estrago na vida dessa colega. Já pensou se eu tivesse aceitado? Tinha dado mais munição para essa maluca.

- Confira suas configurações de privacidade do Facebook. As vezes você acha que está postando apenas para os seus amigos, mas está deixando público para todo mundo. Isso é muito mais comum do que você imagina.

- Colocar autorização para publicar ou não marcações de fotos suas na timeline do Facebook

- Configure o Google Alerts para receber aviso cada vez que você, seu marido ou seus filhos aparecer nas buscas.

- Não dar check in público na escola dos seus filhos, na sua casa ou no seu trabalho. Também tomar cuidado com fotos que possam identificar estes locais.

- Não colocar fotos das crianças peladas, mesmo bebês. Para a maior parte das pessoas isso é bonitinho, mas existem pessoas doentes por aí que usam seu tempo livre procurando esse tipo de foto.

- Cuidado com o que posta sobre seus filhos? Será que vão ficar chateados ou envergonhados no futuro? Se vocês repararem, faz tempo que parei de falar no blog sobre dificuldades com meus filhos. Apesar disso ser instrutivo para outros pais que as vezes passam pelos mesmos problemas, tenho um filho pré-adolescente e meu blog é lido por muitas pessoas próximas a nós, inclusive amigos dele e seus pais.

- Evite postar sua rotina, tirar fotos ou dar check in todos os dias no café que vai sempre depois do almoço, horários que vai buscar seus filhos na escola, que vai ou volta do trabalho, onde faz caminhada ou faz academia.

Quer saber outras dicas? Então visite os outros blogs que também estão participando dessa blogagem coletiva:

Nenhum comentário: