segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Programação de Carnaval do Espaço de Leitura do Parque da Água Branca


O Espaço de Leitura do Parque Água Branca, em São Paulo, está com uma programação especial para o mês do Carnaval. A festa vai celebrar os ritmos tradicionais da cultura afro-brasileira como Maracatu, Jongo, Cacuriá, Samba de Roda, Tambor de Crioula, Ciranda, Batuque de Umbigada, Bumba-meu-boi e Cortejos.

Serão festejado os ritmos tradicionais da cultura afro-brasileira com apresentações de dança, música, cortejo e ciranda durante o mês de fevereiro. Atividades educativas para os pequenos incluem oficina de confecção de adereços e fantasias. Na terça-feira de Carnaval (17/02), a matinê será ao som da Banda Chiquita Margarida, para os pequenos e os grandinhos caírem na folia do Bailinho de Carnaval do Espaço de Leitura. As atividades para toda a família são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado, 31 de janeiro
15h
Apresentação de música e dança
TAMBOR DE CRIOULA
Com Tambor de Crioula Flor d'Aroeira
O Tambor de Crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. O Grupo Tambor de Crioula Flor d’Areira, concebido e supervisionado pelo Mestre Negreiros Xavier e coordenado pelos seus discípulos, apresenta os tambores e seus diversos toques e afinações, bem como a história e as danças dessa tradição.

Domingo, 1º de fevereiro
15h
Apresentação musical
SAMBAS DO MAR
Com Dedinho de Pimenta
Em homenagem ao dia de Iemanjá, o grupo Dedinho de Pimenta apresenta canções relacionadas ao mar. Liderado pelo antropólogo Pedro Alfazema e pela cantora e pesquisadora musical Tatiana Molon, o grupo pesquisa a cultura tradicional e traz um repertório que vai de sambas clássicos a músicas de terreiro, carregando a energia dos ritos ancestrais para o fortalecimento de uma identidade brasileira diante das novas gerações.

Sábado, 7 de fevereiro
15h
Apresentação musical
COCO CAROÇO E FORRÓ MARANHENSE
Com Grupo Sarrabulho
O grupo formado por maranhenses apresenta um repertório que convida o público a dançar e conhecer um pouco mais da cultura desse povo festivo e cheio de alegria do Maranhão. No repertório apresentam além de Coco e Forró, ritmos como Cacuriá e o Bumba-meu-boi.

Domingo, 8 de fevereiro
15h
Apresentação de música e dança
BATUQUE DE UMBIGADA
Com Grupo Sambaqui
O Batuque de Umbigada, dança originária da África trazida ao Brasil pelos escravos durante o período colonial, é uma manifestação transmitida por gerações. Trata-se de uma dança que festeja a fertilidade: o elemento principal da coreografia é a "umbigada", quando o ventre da mulher bate à altura do ventre do homem. O Grupo Sambaqui é um coletivo de São Paulo que trabalha pela pesquisa, manutenção e divulgação da cultura afro-paulista e mantém contato intenso com os mestres tradicionais em suas comunidades e no terreiro Sambaqui.

Sábado, 14 de fevereiro
15h
Cortejo de música e dança
ARRASTÃO DE MARACATU
Com Balé Popular Cordão da Terra
O Maracatu de Baque Virado é uma manifestação da cultura popular brasileira de origem africana. Surgiu, provavelmente, entre os séculos XVII e XVIII, onde hoje é o Estado de Pernambuco, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu. O Balé Popular Cordão da Terra abre os festejos de Carnaval com um cortejo repleto de toadas autorais, além de homenagear grandes mestres pernambucanos.

Domingo, 15 de fevereiro
15h
Apresentação musical e ciranda
RITMOS PARA DANÇAR
Com Balé Popular Cordão da Terra
No domingo de Carnaval, o Balé Popular Cordão da Terra traz para o Parque da Água Branca o espetáculo “Ritmos para dançar”. Um mosaico de ritmos onde o objetivo é fazer o público dançar, brincar, cantar e se divertir ao som de ritmos como o carimbó, o cacuriá, a ciranda e muito mais.

Terça, 17 de fevereiro
13h
OFICINA DE CONFECÇÃO DE ADEREÇOS
Com equipe de educadores do Espaço de Leitura
Todo folião adora uma fantasia. Pensando nisso, os educadores do Espaço de Leitura propõe uma atividade de confecção de adereços para embalar a matinê, que acontecerá logo em seguida, às 15h. Uma oficina para os pequenos criarem suas fantasias e esquentarem os tamborins para o Bailinho de Carnaval do Espaço de Leitura.

Terça, 17 de fevereiro
15h
Matinê
BAILINHO DE CARNAVAL DO ESPAÇO DE LEITURA
Com Banda Chiquita Margarida
A criançada já tem lugar certo para fazer a festa na terça-feira de Carnaval!  O Espaço de Leitura promove um baile onde os foliões mirins poderão brincar, dançar, pular e curtir à vontade. O Bailinho acontecerá na área do Espaço de Leitura com toda a segurança e conforto que a garotada precisa – e, mais cedo, às 13h, a oficina de adereços com a equipe de educadores já inicia as atividades. Caia na dança!

Sábado, 21 de fevereiro
15h
Cortejo de música e dança
CORTEJO DE AFOXÉ E SAMBA REGGAE
Com Grupo Cangarussu
Dona de muitos desdobramentos sonoros e de forte tradição musical, a Bahia influencia e contagia a música mundial com ritmos que celebram a negritude brasileira, como o Afoxé e o Samba-reggae. Afoxé é um cortejo que tradicionalmente sai às ruas durante o Carnaval de cidades como Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo e apresenta elementos ligados à religiosidade dos africanos no Brasil. O Samba-reggae é, ao mesmo tempo, um estilo de música e dança que nasceu da fusão do samba tradicional com os ritmos africanos e jamaicanos.

Domingo, 22 de fevereiro
15h
Roda de música
JONGO
Com Grupo Parapanema
O Grupo Paranapanema, de São Paulo, reverencia a música brasileira e sua diversidade, em suas variadas formas de expressão. O samba é apresentado com muita força, junto ao jongo, ao samba de bumbo, a congada, dentre outros ritmos. A rica diversidade brasileira, com todas as suas múltiplas influências é um trabalho ao qual o Paranapanema se devota com maestria e criatividade. No Jongo, quando o público estiver reunido em roda, o grupo inicia a apresentação da dança de terreiro e os espectadores são convidados a experimentar e brincar na roda.

Sábado, 28 de fevereiro
15h
Cortejo de música e dança
AS AVENTURAS DO BOI PRETO
Com Balé Popular Cordão da Terra
O Balé Popular Cordão da Terra traz uma figura ilustre do universo da cultura maranhense e do nosso folclore: o boi. Presente em várias manifestações de norte a sul do Brasil, o boi sem dúvida é uma das grandes estrelas de nossa cultura. O cortejo do boi de matraca convida o público a participar cantando e dançando junto com o batalhão e as figuras encantadas do Balé.

Domingo, 1° de março
15h
Cortejo de música e dança
CORTEJO AFRO
Com Grupo Cangarussu
O Grupo Cangarussu traz em seu repertório elementos variados da musicalidade brasileira, latina e africana. Partindo dessas influências e das diversas reverberações contemporâneas da cultura africana, o grupo propõe o Cortejo Afro, um contagiante encontro entre a percussão brasileira, africana e a gestualidade dos terreiros e afoxés da dança afro.

Nenhum comentário: