sábado, janeiro 31, 2015

Meus livros lidos em janeiro - resumos e opiniões


Janeiro acabou, primeiro mês de 2015, primeiras muitas outras coisas. No ano passado eu decidi que colocaria ordem na minha leitura. Antes eu só gostava da cara do livro, comprava, lia, pronto. Nunca contei quantos livros, nunca falei no blog ou nas redes sociais se tinha gostado ou não, se recomendava ou não.

Depois que ganhei o Lev (e-reader da Saraiva), comecei a entrar em contato com outros amantes da literatura e comecei a me empolgar. Fui começando aos pouquinhos, passei a fazer resenhas de livros aqui, fiz a TBR Jar e resolvi me aprofundar um pouco mais. Então agora toda vez que eu termino um livro publico foto no instagram com a hashtag #projetolivroslidos2015, que eu conheci por meio da Valéria Gouveia e da Ariane Rezende. Além disso, coloco um breve resuminho e dou uma nota, além de colocar que número ele foi em 2015 (primeiro, quinto, oitavo livro lido).

Aí, no fim do mês, eu publico aqui no blog todos os livros que li, com as mesmas informações que postei lá no instagram. Sem cobranças, sem metas, nada. Só o prazer de ler e ficar muito feliz e envolvida com minhas leituras, nos meus momentos livres.

Enfim, em janeiro foram 14 livros lidos. Esse número alto foi porque janeiro é um mês atípico: passei dez dias na casa da minha sogra e lá eu tinha mais tempo para ler, em casa as crianças ainda estavam de férias, então eu estava dispensada da tarefa de mãetorista, por aí vai. Então não tenho muita esperança de conseguir ler tudo isso daqui para a frente, ainda mais com a volta das atividades do escotismo e com a maior dedicação que estou dando para o blog.

Vamos aos livros:


 1 - O Bicho da Seda - Robert Galbraith (pseudônimo de J.K. Rowling, autora de Harry Potter)
Editora Rocco

O detetive Cormoran Strike começou a ganhar mais clientes depois de solucionar seu primeiro caso famoso e seu negócio começa a sair do vermelho. Até que um dia uma mulher aparece, pedindo ajuda para encontrar seu marido, um escritor meio esquisito que já tem alguns sumiços em seu "currículo". À medida que Cormoran e sua assistente Robin investigam, acreditam que há algo diferente desta vez, já que ele estava esperançoso com a publicação de um novo livro, mas teve uma discussão com sua editora.

O livro é uma delícia! Para quem gosta de detetive, mistério, assassinato, investigação é um prato cheio! 

Nota: 4 (1 a 5)

2 - Anexos - Rainbow Rowell
Editora Novo Século

Lincoln está infeliz com seu trabalho, pois imaginava que iria construir firewalls e impedir ataques de hackers, mas na verdade tem que ficar vigiando os e-mails dos funcionários. Até que começa a acompanhar a troca de e-mails entre as funcionárias Beth e Jennifer e acaba ficando interessado por uma delas. Mas como se aproximar sem contar o que ele faz?

No começo eu fiquei meio perdida com os personagens, nunca sabia qual delas fazia o que. Mas à medida que a história foi desenrolando eu fui conseguindo acompanhar e me encantando. Livro bem levinho, que te faz rir várias vezes.

Nota: 3 (1 a 5)
P.S.: No instagram dei nota 4, mas acho que eu estava muito empolgada, não é para tanto...rsrs

3 - O Lago Místico - Kristin Hannah
Editora Novo Conceito

Conta a história de Annie, que aos 39 anos e 20 de casamento, descobre que o marido está apaixonado por outea e quer se separar. Ela volta para a cidade na qual nasceu e descobre que sua melhor amiga da infância morreu, deixando uma filha de 6 anos e um viúvo arrasado, que tinha sido uma paixão do passado. Annie começa a ajudar pai e filha a se reerger, se envolve, sai da depressão até que...o ex-marido vai procurá-la.

Deixa o coração apertado muitas vezes, principalmente de quem é mãe. Uma história sem muitas complexidades, assim como a história. Mas um livro bem gostosinho de ler e bom para desanuviar a mente.

Nota: 3 (1 a 5)

4 - O Inocente - Harlan Coben
Editora Arqueiro

O Inocente conta a história de um ex-presidiário que está reconstruindo sua vida: tem um emprego bom, sua mulher está grávida e eles estão comprando uma casa num bairro bom. Mas, de repente, ele começa a receber mensagens estranhas no celular e sua vida vira de cabeça para baixo.

Eu adoro os livros do Harlan Coben, mas esse eu achei fraquinho. O começo tem muitos personagens e você leva muitos capítulos até se situar.

Nota: 3 (1 a 5)

5 - Um passo em falso - Harlan Coben
Editora Arqueiro

Esse livro conta mais uma aventura de Myron Bolitar, dessa vez agenciando uma bela atleta de basquete e a ajudando a encontrar seu pai desaparecido. Bom, mas não é dos melhores do autor.

Nota: 3 (1 a 5)







6 - A bibliotecária de Auschwitz - Antônio G. Iturbe
Editora Planeta

Dita é uma menina de 9 anos que vê sua vida mudar quando chega a guerra. Aos 14, em Auschwitz é designada para o cargo de bibliotecária do bloco 31, o único onde ficam crianças e onde funciona clandestinamente uma escola. Mas livros são proibidos, então sua tarefa é árdua e perigosa. 

A história é interessante, mas a forma de escrita não me cativou.

Nota: 3 (1 a 5)



7 - A Promessa do Tigre - Colleen Houck
Editora Arqueiro

É curtinho, praticamente um conto, 110 paginas. Para quem já leu os outros livros da Saga do Tigre , esse livro conta como tudo começou, como o feiticeiro Lokesh entrou na vida dos irmãos Rajaram com sua filha Yesubai. Achei o livro mais fraco de todos eles, mesmo sabendo que seria só um conto eu esperava bem mais.

Nota: 2 (1 a 4)





8 - Os Assassinos do Cartão Postal - James Patterson
Editora Arqueiro

A filha de um policial nova iorquino foi assassinada em Roma, juntamente com seu noivo. Vários crimes semelhantes acontecem em outras cidades da Europa, sempre precedidos de um cartão postal para um jornalista local e sucedidos por uma foto polaroid dos corpos.

Gostei muito desse livro, é do tipo que você fica até o final imaginando o que realmente é, quando você começa a criar um cenário, várias coisas mudam. Só me decepcionei um bocadinho com o final.

Nota: 4 (1 a 5)

9 - O Iluminado - Stephen King
Editora Objetiva

Esse eu demorei, o começo tinha muita embromação e ele demora para engrenar. Mas insisti e gostei, mas depois li um livro mais leve para desanuviar...rs

O livro conta a história de um menino com dons especiais, cujo pai é alcoólatra e está se mantendo sóbrio após alguns incidentes perigosos. Depois de perder o emprego de professor, ele aceita a vaga de zelador de um hotel que fica isolado nas montanhas durante o inverno. Mas esse hotel tem muita história e muitas coisas ocultas, o que afeta toda a família. 

Nota: 4 (1 a 5)

10 - 360 dias de sucesso - Thalita Rebouças
Editora Rocco

O livro conta a história dos 360 dias de sucesso meteórica de uma banda de adolescentes que decolou da noite para o dia. Nunca tinha lido nada da Thalita Rebouças e confesso que quase larguei o livro nos primeiros capítulos, demorei pra engrenar, a forma de escrita não me ganhava. Mas à medida que a história foi engrenando, a narrativa ganhou ritmo. E eu também! 

Nota: 3 (1 a 5)




11 - After - Anna Todd
Editora Paralela

Esse foi praticamente num fôlego só, levei umas 16 horas pra ler. Isso contando que dormi (ok, + ou -), fiz comida e arrumei casa...rsrs

Tessa Young é uma jovem que vai para seu primeiro ano na universidade. Tem um namorado que conhece desdr a infância e uma mãe que a criou sozinha e joga em suas costas um bocado de expectativas. Assim que ela entra em seu alojamento conhece sua colega de quarto, que é completamente diferente dela. Com a convivência ela passa a gostar da colega e de seus amigos. De um deles, mais do que deveria.

A história é cheia de altos e baixos e em algumas partes me deixou com raiva dos personagens principais. Mas o final dá uma reviravolta tremenda e nos dá muita vontade de ler a continuação. 

Confesso que esse foi o único livro do estilo "hot" que eu gostei e que quero ler mais...rsrs

Nota: 4 (1 a 5)

12 - Lua de Mel - Sophie Kinsella
Editora Record

Demorei um pouco pra engrenar e deve ser o livro mais non sense que já li, cheio de situações loucas. Mas é engraçadinho e interessante 

Lottie e Fliss são irmãs muito próximas. Fliss está passando por um momento terrível após o divórcio e Lottie termina em relacionamento e casa-se duas semanas depois, de supetão, com um ex-namorado que não vê a 15 anos. Lottie parte para a lua de mel e Fliss tenta, pelis meios mais malucos, que ela não consume seu casamento. E até consegue aliados!

Nota: 3 (1 a 5)

13 - Uma Razão para Respirar - Rebecca Donovan
Editora Pandorga

Quem ficou sem respirar fui eu! Não dou de chorar lendo ou vendo filmes, mas nesse fiquei com nó na garganta um monte de vezes e várias vezes fiz que nem criança: quis pular dentro do livro rs

Emma é uma adolescente cujo pai morreu e a mãe é alcoólatra, então ela é criada pelos tios. Tudo o que ela quer é ser invisível e passar o mais rápido possível pelo tempo que falta para ir à faculdade e sair do inferno que vive em casa. Até que ela conhece Evan e se apaixona. Mas como deixá-lo fazer parte de sua vida sem que ele saiba pelo ela passa?

Nota: 4 (1 a 5)

14 - Quase sem respirar - Rebecca Donovan
Editora Pandorga

No primeiro livro eu queria entrar nas páginas para salvar a Emma, personagem principal, que sofria violência doméstica da tia. Nesse ela foi morar com a mãe, que é alcoólatra (essa menina tem o dedo podre, coitada) e tive vontade de bater NELA por ser tão obtusa o livro inteiro rsrs Mas gostei, bora pro terceiro! 

Nota: 3 (1 a 5)

Nenhum comentário: