terça-feira, janeiro 27, 2015

TBR Jar: o que é? Como fazer?

Quem me acompanha pelo instagram (ainda não segue? Clica aqui) já deve ter percebido que resolvi aderi à TBR Jar. Quando conheci não dei muita bola, mas agora que tenho o Lev as opções de livro para ler aumentaram bastante, então ficava meio em dúvida de qual livro ler quando acabava um. Então achei que essa era uma boa ideia!

Ele ganhou um local de destaque na minha cômoda
Mas afinal, o que é essa tal de TBR Jar (ou TBR Book Jar)? Vamos começar pelo nome, que é a abreviação de To Be Read, ou seja, Para Ler (ou fazendo uma adaptação, quero ler). Então é uma "jarra" (ou pote) onde você coloca o nome dos livros que você quer ler. Ou como eu também gosto de chamar, Pote de Leitura. A idéia foi criada para que as pessoas que têm vários livros em casa e nunca lêem, possam "zerar" essa leitura. Como funciona? Coloca a mãozinha no pote, sorteia um livro, lê, aí sorteia outro e por aí vai.

O primeiro sorteio foi feito pela Alice
Na hora de escolher o pote/jarra/whatever que vai utilizar, lembre-se de que a boca deve ser larga o suficiente para colocar a mão dentro. No caso do meu pote, reciclei um que eu tinha em casa, de palmito, acho. Minha mão não cabe perfeitamente lá dentro, mas dá pro gasto...rs

Em uma busca que fiz vi que algumas pessoas definiram regras, como não colocar livros que você ainda não tenha e precise comprar, mas acho que o bacana é que você defina as suas próprias regras, aí fica muito mais fácil não descumprir. Por exemplo, no caso da regra citada acima, se você não lê muito ou lê mais devagar, pode escolher sortear um livro por mês e comprar o que sair no "sorteio". Afinal, nem todo mundo tem vários livros à disposição em casa e qualquer coisa que te incentive a ler mais é super válido.


Uma das regras que vi por aí e acho bem legal (e que defini para mim) é: não vale trocar o livro sorteado! Saiu, lê. Mas nada me impede de parar o livro no meio se eu não gostar e sortear outro, não é verdade? No caso de séries, eu coloco só o nome do primeiro e vou lendo todos até cansar. Quando canso escrevo o nome do próximo e coloco dentro do pote novamente. Os primeiros eu fiz uma lista no computador, imprimi e recortei. Agora eu só anoto o nome em um papel, corto no tamanho certo, dobro e coloco dentro do pote, bem mais fácil. Vi por aí que o pessoal também usa post it colorido, fica bem bonito!

Para customizar o pote, eu fiz um rótulo e imprimi no papel adesivo transparente e colei um tecido na tampa. Parece difícil, mas é muito moleza! Segue aí o passo a passo:

A tampa ficou meio torta na foto porque ainda não tinha secado, então só coloquei em cima para a foto
- Pegue um tecido, coloque a tampa em cima e faça um círculo com mais ou menos 2 cm a mais do que a tampa;
- Na hora de desenhar e de recortar nem precisa se preocupar em fazer retinho, porque depois fica escondido do lado de dentro;
- Passe cola branca na tampa e coloque no centro do recorte de tecido. Depois passe cola no resto do tecido e termine de "encapar" a tampa;
- Não encaixe a tampa no pote enquanto a cola não secar.

Quer outras idéias? Olha essas que achei no Pinterest:





E aí, gostaram da idéia? Topam? Quem fizer me marca na foto para eu ver!

Nenhum comentário: