sábado, janeiro 24, 2015

Passeio com crianças - Catavento Cultural

O Catavento é um museu diferente que atrai crianças e adultos.
Alice tinha 2 anos em nossa primeira visita.
Assim que chegamos a São Paulo, nosso Grupo Escoteiro era do Mar, em Santos. Na volta a gente sempre passava por uma espécie de castelo cujo jardim tinha, entre outras coisas, um avião, um trem e carruagens. A curiosidade falou mais alto, claro. Quando fui pesquisar, ficamos tão interessados que precisávamos conhecer este Catavento Cultural.

Construído entre 1911 e 1924 para ser o Palácio das Indústrias, o prédio que hoje abriga o Catavento foi feito pelo mesmo escritório que construiu o Teatro Municipal. Seus 8.000 m² serviam para exposições, mas com o desenvolvimento de São Paulo perdeu seu objetivo original e serviu como delegacia de polícia, Assembléia Legislativa e sede da Prefeitura. Por fim o Governo do Estado o adaptou (respeitando o tombamento) para abrigar o Catavento, que hoje é o museu mais visitado de São Paulo, com mais de dois milhões de visitantes.

As instalações do Catavento estão divididas em 4 grandes seções.  Uma sobre o  Universo, do espaço sideral à Terra.  A segunda, a 'Vida', do primeiro ser vivo até o homem.  Segue-se o Engenho, as criações do homem dentro da ciência.  E  a Sociedade, que mostra os problemas da convivência organizada do homem. Para saber o que tem em cada uma das seções, clique aqui.

Passear neste museu é divertido até mesmo para as crianças pequenas. E se elas realmente não se interessarem, tem uma brinquedoteca (não sei se é paga) onde elas podem brincar enquanto os mais velhos se divertem. Já fomos duas vezes, ficamos cerca de 4 horas em cada visita e ainda não conseguimos ver tudo! E como se não tivesse coisas suficientes, ainda têm os laboratórios e oficinas, cujas senhas devem ser pegas na bilheteria. Como são muitas atrações, minha sugestão é ir de manhã e lanchar lá dentro, para poder aproveitar o dia inteiro.

Vejam algumas das coisas que nos encantaram:

Do lado de fora tem muitas coisas legais. Sugiro que passeiem lá dentro primeiro e depois passeiem do lado de fora,,
pois o horário do museu é mais curto.
Da esquerda para a direita:
- laboratório de química, com experiências práticas;
- aquário marinho;
- parede feita de tubos de pasta de dente;
(embaixo)
-planta que vive dentro de um vidro desde maio de 2013;
- jogo da pirâmide alimentar onde se aprende a fazer boas escolhas.
Da esquerda para a direita:
- Como levantar 20 quilos sem esforço (polias);
- bolhas de sabão com "formas" quadradas;
- arco romano;
- fazendo uma bolha de sabão ao seu redor.
Informações:

- Visitas de terça-feira a domingo, das 9 às 17h, com entrada até às 16 horas. Em feriados consulte o site;
- Ingresso normal: R$ 6,00
- Crianças entre 4 e 12 anos, aposentados e idosos, estudantes com carteirinhas e pessoas com deficiência pagam meia entrada (R$ 3,00);
- Aos sábados a entrada é gratuita para todos;
- Não são permitidos alimentos, bebidas e cigarro na parte interna do museu;
- Para participar da instalação “Monte de Sábios” (Parede de Escalada) é necessário que o visitante possua altura mínima de 1,30 metro, e que esteja calçando tênis;
- Estacionamento: Até 4 horas R$ 10,00 - Adicional por hora R$ 2,00, Ônibus e Vans R$ 20,00 (não esqueça de carimbar seu ticket na bilheteria);