quarta-feira, janeiro 14, 2015

Para distrair nas férias: fantoches e dedoches

Férias escolares... felizes aqueles que podem viajar para algum local tão cheio de opções que nem é preciso esquentar a cabeça para entreter as crianças. Para a maior parte dos meros mortais fica a trabalheira de quebrar a cabeça para encontrar atividades que distraiam as crianças e nos deixem livres do "mãe, mãe, mãe, mãe" de quem está entediado.

Mas eu preciso ser sincera: não sou do tipo de mãe que fica inventando mil atividades lúdicas para as crianças fazerem todos os dias. Por aqui, na maior parte das vezes eu os incentivo a criar suas próprias atividades e distrações, eu realmente acho importante que eles usem a criatividade e não fiquem presos às sugestões dos outros. Eu me lembro que quando éramos crianças era só ir pra rua e sempre tinha uma brincadeira disponível, não tinha nenhum pai ou monitor para dirigir o que faziamos.  Só que isso será assunto para um outro post, que escreverei muito em breve...rs

Hoje eu quero falar sobre uma atividade que encontramos no livro Trabalhos Manuais com Papel, da Editora Girassol: Fantoches de Animais. Eu utilizei umas cartolinas que voltaram da escola do Vítor do ano passado, uns papéis de origami e palitos de churrasco que usei para fazer máscaras no aniversário da Alice. Começamos com o leão e depois usamos a criatividade: procurei um desenho de porquinho na internet, fizemos um beija flor de origami e por aí vai...


Outra sugestão legal é pegar uma luva de limpeza velha, cortar os dedos e fazer dedoches. As crianças desenham carinhas e o que mais quiserem, depois é só inventar uma história e fazer o teatrinho.


Esse não é o tipo de atividade que você deixa a criança fazendo e pode ir cuidar da casa ou ler um livro, principalmente com crianças pequenas. Mas é muito divertido e rende boas brincadeiras depois. Se você está precisando de uns minutos de paz, sugiro a brincadeira que a super criativa Cynthia sugeriu no blog Fala Mãe: escavação no gelo!


Nenhum comentário: