sexta-feira, agosto 19, 2016

Testamos - Descobrindo o Islã no Brasil


Antes de receber o livro Descobrindo o Islã no Brasil, da jornalista e escritora Karla Lima, eu li dois artigos sobre a obra. Mas nada me preparou para o que eu ia encontrar de verdade: um mergulho numa religião controversa, comumente retratada como radical, violenta e perigosa. Antes de ler eu considerava que sabia pouco sobre o Islã, mas confesso que sentia um pouco de pena das mulheres que seguiam esta religião, achava que a vida delas era super restrita e sofrida.

Descobrindo o Islã me mostrou uma religião "comum" com pontos altos e baixos, sem todo o radicalismo que eu jurava que tinha e cujas maçãs podres é que são radicais, que deturpam os ensinamentos básicos do Islã. Karla Lima conta um pouco sobre o que é o Islamismo, como vivem os muçulmanos e muçulmanas no Brasil (e em alguns outros países), como conciliam os requisitos de sua fé com a vida em um país com costumes tão diferentes.

Para escrever o livro a autora entrevistou diversos muçulmanos/as, de diferentes nacionalidades, sexo e idades. No começo estranhei um pouco o fato dela ter colocado as falas dos entrevistados exatamente do jeito que eles falam, mas depois me acostumei e, no fim, li que isso foi uma opção dela para preservar a literalidade do que eles disseram. Além das entrevistas, Karla também fez várias pesquisas em livros, jornais e revistas. Ela também conversou com estudiosos do Islã.

Ao publicar o livro no Instagram do blog, como sempre faço com todos os livros que eu leio, dei nota 4,5 (1 a 5) para Descobrindo o Islã no Brasil. As pessoas podem estar se perguntando: se ela gostou tanto, porque não deu nota 5? E eu respondo: a única coisa que senti falta foi um capítulo exclusivo sobre a experiência de uma semana que ela teve vivendo como muçulmana, usando inclusive o hijab. Imagino que ela não tenha feito isso porque não era o objetivo do livro, mas eu amaria saber mais detalhes desta experiência além do que ela colocou.

Se você tem interesse em saber mais sobre o Islamismo e os muçulmanos ou se apenas é um curioso, como eu, recomendo muito a leitura. Karla Lima sabe ser sincera e falar do que gostou e desgostou sem ofender, inclusive dando sua opinião sobre o motivo pelo qual o Islã tem tanta má fama, sendo que os radicais são minoria e os demais discordam deles radicalmente. Aliás, opinião com a qual concordei bastante.

Aproveito para agradecer à autora pelo envio do livro. Foi uma leitura ainda mais rica do que eu imaginava.

Serviço:

Descobrindo o Islã no Brasil
Autora: Karla Lima
Editora : Hedra

FICHA TÉCNICA

Número de páginas 190 ISBN 9788577154722
Encadernação Brochura
Peso 0.27 kg
Ano de lançamento 2016

Assista aqui ao booktrailer do livro:


Nenhum comentário: