domingo, julho 04, 2010

O cartaz/jogo milagroso

Já faz um tempo que eu ando prometendo a algumas amigas explicar a tática que eu tenho utilizado com o Vítor pra que ele faça as tarefas dele sem que eu tenha que me matar de repetir e brigar. Me parece que a Super Nanny já falou sobre isso, mas como eu não assisto, não sei. A minha eu aprendi no livro Guia das Famílias Felizes, de John Irvine.

É assim: vocês certamente já brincaram com aqueles joguinhos de "trilha", que se joga com dados. O número que sai é o número de casas que você anda. As casas podem não ter nada, ter um prêmio ou um castigo (tipo volte 2 casas). No joguinho que eu faço aqui em casa funciona do mesmo modo. Mas ao invés de dados, as casas podem ser "andadas" quando o Vítor cumpre uma tarefa. E as casas podem não ter nada ou ter um prêmio - não coloco nenhum tipo de castigo.

Aqui, funciona assim: cada parte do dia tem cinco tarefas que ele tem que cumprir. Se ele cumprir todas direitinho e rapidão, eu premio mais e ele anda duas casas. Se ele cumpre pelo menos três direitinho, ele anda uma casa. Menos do que isso não dá, não anda casa nenhuma.

Não vou narrar todas as tarefas que ele tem que cumprir, senão esse post fica imenso e ninguém vai aguentar ler até o final. Mas vou citar as de um período, só pra exemplificar. De tarde ele tem que:

1 - Tomar banho rápido e não deixar o banheiro uma bagunça;
2 - Almoçar tudo;
3 - Dormir sem reclamar (ele odeia dormir);
4 - Brincar/ver tv sem ficar chamando o tempo todo.

Dá pra perceber que as tarefas são coisas simples, que ele não precisa se matar pra fazer. Na verdade, são obrigação dele fazer, mas que ele não faz e eu tenho que ficar brigando. Quando vira jogo, ele mesmo se esforça pra fazer e diminui o meu nível de stress.

No livro diz pra fazer temático, de algo que a criança goste muito. Mas o troço aqui é amador e eu precisava muito fazer logo, não tava achando os adesivos que eu queria, só achei de sapo. Aí fiz esse aí embaixo mesmo. Aproveitei a Copa do Mundo e inventei essa da Copa dos Sapinhos. Tá, sei que não tem nada a ver, mas o Vítor gostou e adotou a idéia, então tá valendo.



(Não reparem, não. Eu desenho super mal. Mas o Vítor acha que eu desenho maravilhosamente bem e é isso que importa, tá? kkkk)

As estrelinhas marcam cada casa que ele andou. No começo eu colo pra ele, mas no decorrer do tempo ele vai se empolgando e me pedindo pra colar. As estrelinhas minúsculas que tão ali não são nada, é que a cartela que eu comprei vinha com as grandes e as pequenas. Aí eu saio enfeitando tudo, pra dar mais animação.


Em algumas casas eu coloco prêmios extras, coisas simples, mas que eu sei que ele gosta bastante, como filme (em casa) com pipoca, pizza, macarronada ou jogo de futebol. E no final coloco um prêmio grande, no caso desse aí foi o filme Toy Story 3 em 3D.



Em aproximadamente 2 semanas ele completou tudo, ganhou todos os prêmios e fomos ao cinema. Agora ele está no meu pé pra que eu faça mais um, pra ele ir assistir Shrek II em 3D. E lá vou eu atrás de adesivos novamente!! rs

Desta vez vou mudar os prêmios e colocar outras coisas que ele adora, como fazer uma trilha com ele (qualquer matinho, até mesmo parque, pra ele dá pra fazer trilha), andar de carro pela estrada de terra, ir no parque de diversões, ler o livro favorito dele, etc. Depois venho contar o resultado!

4 comentários:

ValGouveia disse...

Tathi, adorei!
A Super Nanny ensina um método parecido com esse sim, mas eu nunca havia feito nada igual. Vou tentar usar essa técnica com o Bruno!
Bruninho tb não gosta de dormir, faz o maior drama, fica tentando chamar, pedindo coisas, só pra ganhar mais tempo acordado. Dá um nervoooooso! rs
Obrigada pela dica, adorei o post.
Vou começar a aplicar aqui, ainda esta semana.
Beijooo

PS: Desenho lindamente, assim como vc...ahahahahahahahaha

Magali disse...

Nossa, Tati, ADOREI!!!!

Vou adotar esse joguinho certo quando a Alice estiver na idade!! Muito legal e criativo!!! Parabens!!!

Bjsssssss

Tah disse...

Como sempre né Tati, vc traz altas dicas pras mamães....inclusive pras de primeira viagem como eu...

Seu desenho está lindo...vc é 1000 x melhor q eu com os desenhos...rs...

Bjs pra vcs e bom domingo

Vanessa e Enzo disse...

Ótima idéia! Qd Enzo atingir a idade espero lembrar desse post hauahuahua
Beijinhos!