quarta-feira, junho 20, 2012

O que fazer quando a criança engasga

Quem me segue regularmente aqui no blog sabe que eu sou escoteira. E, como escoteira, tenho boas noções de primeiros socorros. Ainda bem, porque parece que as situações em que é preciso ter essas noções me seguem por aí. Já socorri colega em sala de aula engasgado, no meio de um curso de webdesign. Já socorri gente com crises epiléticas na rua e em ônibus de viagem. Enfim, acho que saber nunca é demais.

Acontece que meu último curso foi há muitos anos e achei ótima a oportunidade de fazer um novo curso, mesmo sendo pocket, do pessoal do Hospital Albert Einstein. Na verdade, era uma amostra do curso que eles lançaram recentemente, de Primeiros Socorros para Crianças, destinado a pais, babás, familiares e cuidadores em geral (mais informações aqui). E eu gostei muito do que vi lá, vale a pena.

Então, já que eu gosto tanto do assunto e acho tão importante falar sobre isso, resolvi compartilhar um pequeno pedaço com vocês. Principalmente porque este é um pedaço que gera muitas e muitas dúvidas nas pessoas: como agir quando uma criança engasga com um objeto estranho.

A primeira coisa que todo mundo pensa é bater nas costas, virar de cabeça para baixo ou enfiar o dedo na goela da criança. Acontece que esses procedimentos não são corretos e podem piorar ainda mais o quadro. Então vamos aprender o procedimento correto?

Como identificar que uma criança está com as vias aéreas obstruídas:

• Agitação (evoluindo com sonolência/ “moleza”)
• Respiração ruidosa
• Lábios e extremidades azuladas/arroxeadas
• Dificuldade para falar e tossir
• Choro baixo
• Mãos no pescoço

Em caso de obstrução leve:

• A vítima consegue tossir, não necessita de ajuda
O que fazer: Observar e chamar ajuda se obstrução for persistente
Obs.: Bebês podem ter dificuldade de tossir

Em caso de obstrução severa:

• A vítima não respira, não tosse e não fala

Chamar ajuda IMEDIATA e iniciar manobras (manobra de Heimlich)
 
– Manobras para menores de 1 ano


– Manobras para maiores de 1 ano


Nenhum comentário: