quinta-feira, janeiro 02, 2014

Fazendo um balanço de 2013


E acabou 2013. Apesar de sabermos que, teoricamente, é apenas mais um dia depois de outro e como todos os outros, na prática é um marco para a maior parte das pessoas, quando costumamos repensar o que fizemos nos 365 dias anteriores e fazemos planos para os 365 seguintes. Não é exatamente uma mudança visível, não é racional. É apenas um momento para parar, respirar, pensar, estar com quem se gosta e ver que sempre se pode recomeçar. E quando muitas e muitas pessoas estão nessa vibe boa, não importa muito se os outros vão continuar na mesma sintonia ou não. O negócio é curtir e aproveitar! Então eu peguei carona nesse momento de reflexão e avaliei também o ano que passou.

Esse ano foi de muito aprendizado e transformação, em muitas áreas da minha vida. Primeiramente eu parei completamente de trabalhar fora, ficando por conta da casa e das crianças. Logo eu, que nunca imaginei que faria isso um dia. Não vou dizer que foi fácil e ainda não é. Mas saber que estou conseguindo acompanhar melhor as crianças e dar mais atenção à casa me dá ânimo pra continuar, saber que estou fazendo a coisa certa. Sem contar que estou livre dos males e das guerras do mundo corporativo, onde um está sempre querendo comer o fígado do outro.

No campo da amizade, acho que posso dizer que nunca me senti tão sozinha, nunca senti tanta falta das minhas amigas de infância e nunca me decepcionei tanto com as pessoas. Eu descobri que sou uma tonta que se vira em mil pra agradar quem eu acho que é meu amigo e que nem sempre isso é recíproco, que isso atrai muita gente interesseira. Já cheguei a oferecer hospedagem e carona pra gente que falava horrores de mim pelas costas (claro que eu não sabia).

Foi depois de uma decepção "em massa", quando eu quebrei a cara com uma pá de gente, que eu resolvi dar uma afastada de tudo e recomeçar do zero. Eu disse ali em cima que nunca me senti tão sozinha antes, mas também nunca estive tão próxima da minha família e nunca me entendi tão bem com o meu marido. E aprendi a separar o joio do trigo. Não digo que coisas como as que eu exemplifiquei lá atrás não irão acontecer novamente, mas digo que aprendi bastante com o episódio e fiquei mais "esperta". E para finalizar bem o ano, Deus me deu amigos maravilhosos, uma nova família escoteira, que não são só meus amigos, mas também dos meus filhos e do meu marido, todos saímos ganhando.

Eu já comentei que dei uma afastada durante essa fase de transformação. Esse é um dos motivos do blog ter ficado tanto tempo sem atualizações, porque quando eu não estou bem, prefiro me retirar e me calar, processar melhor o que estou passando. Por um tempo me afastei do blog e da blogosfera materna, porque precisava saber melhor que caminho eu queria seguir, sem muita influência externa, sem pressão, fazendo o que eu realmente quero e gosto. E por falar em quero e gosto, o Movimento Escoteiro me ajudou muito nesse processo, por vários motivos. Primeiro por me sentir bem sendo útil, passando o que sei para as crianças e as ajudando a crescer. Segundo porque recebo um pagamento maravilhoso, ver a alegria das crianças é realmente muito bom!!

Esse ano eu tive alguns problemas de saúde e resolvi me cuidar melhor. Por conta disso emagreci 12 quilos e ainda preciso emagrecer outros 15. Mas esses primeiros quilos perdidos me fizeram muito bem, aumentaram minha estima, minha disposição e diminuíram minhas dores. Mas estou fazendo isso sem stress, sem neuras e sem culpa. Se quero realmente fazer algo bem feito e duradouro, sei que não vai ser da noite para o dia. E sei que se passar por muita privação, por tempo demais, cedo ou tarde cairia em tentação e enfiaria o pé na jaca. 

Para 2014 eu pretendo continuar essa transformação, tanto interna quanto externa. Também quero ter mais paciência e disposição, menos enxaqueca e mais qualidade de sono. Para o blog eu quero repensar o layout e voltar a postar do jeito que eu postava antigamente, com amor e energia.

Para você que teve paciência de ler esse post até aqui, o meu muito obrigada. E que neste ano possamos nos encontrar mais vezes por aqui! :)

Nenhum comentário: