segunda-feira, maio 16, 2011

Um dia memorável

Sabe quando a criança nasce e você compra aquele álbum/livro pra ir anotando tudo o que acontece? Eu fiz com o Vítor direitinho, mas com a Alice não tive mais tanta paciência. Até fiz um pouco, mas não tinha tanta informação, não era legal como o do Vítor era - e nunca mais achei igual ao do Vítor.



Até que, há umas duas semanas, ganhamos um presente MUITO legal! É um livro chamado Um Dia Memorável. Funciona assim: você encomenda o livro (só vale para nascidos a partir do ano 2000) e ele vem com todos os acontecimentos marcantes que ocorreram no dia do seu nascimento: quem importante nasceu no mesmo dia, quais os fatos históricos (do mesmo ano e de anos diferentes), reproduções de capas de jornais do dia, quais eram os programas de tv mais assistidos, quais filmes ganharam o Oscar naquele ano, como estava o tempo... nossa, tanta informação que não consigo nem falar tudo aqui. Claro que também tem a parte personalizada, com dados como peso, altura, hospital, cidade... até um resumo do mapa astral!


O Vítor A-M-O-U o livro, com todas as forças. Leu, releu, trocou a nota de 1 real de mentirinha que vem lá por uma de dois reais (não achamos mais de um) e agora tá querendo levar pra escola pra mostrar pra professora, porque nas aulas de história ele está aprendendo sobre a história dele, muito legal.

Como a Alice ainda não entende, o dela eu achei melhor guardar, né? Até porque ela anda numa fase ótima para arrancar umas páginas e almoçá-las, melhor deixar longe por enquanto...rs


E como esse presente foi realmente especial, resolvi fazer uma entrevista com o autor dos livros, o médico homeopata Flávio Orsini, que mora na Pompéia, em São Paulo. O dr. Orsini não é casado e nem tem filhos, talvez até porque essa seja uma profissão que consome muito a pessoa. Como ele mesmo diz, para realmente levar a sério família e medicina tem que ser artista. Vamos saber um pouco mais sobre ele e os livros?

- Esse livro surgiu da necessidade de presentear uma criança que "já tem tudo". Mas por que exatamente um livro? Como surgiu esta idéia?

Exatamente. Foi através de uma busca de um presente original que eu queria dar a uma criança que havia nascido e era filha de amigos. Dar presentes originais sempre foi uma maneira minha de presentear. Na época do presente eu só encontrava coisas como mamadeira, patinho para banheirinha, macacãozinho, chapeuzinho, os malditos ursinhos de pelúcia, travesseirinho perfumados e um monte de bobagens que eu não dei atenção. Foi aí que pensei: puxa vida, um dia tão importante que é o dia da chegada ao mundo, merece uma coisa especial. Até aí nada de livro. Com o tempo surgiu a idéia de apresentar o mundo á criança. Mais ou menos assim: seja bem vindo, o mundo é assim e a forma de apresentar foi através do livro.


- Qual foi a reação deste primeiro presenteado?

Para dizer a verdade ele era tão mal feito que os pais falaram que era legal por educação, mas a idéia era original.

- Quantas crianças já receberam os livros até hoje?

Mais de 4 mil. No começo pensei em vender só em São Paulo, mas hoje vem pedidos do mundo inteiro. Itália, Alemanha, Argentina, Austrália, Inglaterra, Estados Unidos, Noruega, até para Dubai eu fiz livro, mas claro, são poucos e não gosto muito de fazer pois dão muito trabalho e os dados muitas vezes a gente não tem como conseguir. Dá para imaginar quanto custa um onibus na Noruega, ou o que tocava no rádio ou o que passa na televisão? Normalmente os livros são para casais que estão temporariamente fora e querem que os filhos tenham o vínculo com o Brasil.


- Para você, qual o objetivo que o livro tenta alcançar junto às crianças e aos pais?

Quem apresenta o mundo para a criança são pais. Eles é que trouxeram a criança e então dizem " Olha como é hoje e conte a seu filho amanhã". Se você perguntar a um adulto quem era o presidente quando ele nasceu (olha que é uma pergunta grosseira, não estou perguntando o que passava na televisão ou o que tocava no rádio ou quanto custava um litro de leite) você pode ter certeza, quase 100% não sabe. Tatiana, você sabe quem era o presidente quando você nasceu? [Ele está certo, não faço a menor idéia. Acho que vou ali perguntar ao meu amigo Google...rs]
- Qual o critério utilizado para a escolha dos fatos históricos citados no livro?
Como a data é de alegria, nunca coloco coisas tristes, desgraça ou coisa parecida. Por exemplo, não coloco o dia da morte do Senna, mas tem a data do nascimento dele. Também não coloco data de nascimento de pessoas como Hitler, Stalin, Menguele ou outros que nada trouxeram de bom para a humanidade. Ninguém gosta de falar que nasceu no mesmo dia do Bin Laden. Gosto de colocar pessoas as quais o dono do livro possa comentar com os outros. Eu nasci no mesmo dia do Charlie Chaplin ou do Ronaldo fenômeno ou do Brad Pitt. É curioso também colocar nomes de pessoas que são desconhecidas. Fulano de tal, inventor do zíper, beltrano, atravessou a nado o Canal da Mancha por baixo d'água, Zé de tal, inventou o chiclete e assim vai.  O único fato histórico e triste que apareceu foi o atentado de 11 de setembro, mas só ele e não tem como deixar de fora.

- Como é feita a pesquisa?

Você não vai acreditar. No começo não havia internet. Era tudo braçal. Para você ter uma idéia, só no banco de dados da Folha de São Paulo eu li 120.000 biografias, pois precisava de pessoas nascidas nos 365 dias do ano, inclusive 29 de fevereiro. Depois foi dicionário biográficos (inteiros) enciclopédias (inteiras) e assim foi a busca pelas informações, que permanece até hoje, mas bem menos.

- Tem algum recado ou mensagem que queira passar para os leitores do Entre Fraldas e Livros?
Comprem o livro ele é bárbaro. Verdade. Nunca ninguém disse que não compraria. No começo quando eu mostrava para as pessoas eu dizia assim: Eu quero que você não compre, o que eu quero é que você me dê motivos para não comprar. Só assim eu poderei melhorar o livro.

E eu preciso concordar com ele: o livro é bárbaro!

P.S.: Que vergonha, esqueci de dizer onde o livro pode ser encontrado!! rs Todas as informações sobre o livrinho estão no site www.memoravel.com.br

10 comentários:

Layana disse...

Nossa, que legal!

Mas minha condição me obriga a perguntar? Quanto?

KidsIndoors disse...

Adorei a ideia! Muito bem bolado mesmo! É ótimo ter seu dia especial todo documentado! Parabéns!
Abraços, gisele
www.kidsindoors.blogspot.com

Ninon disse...

Fantástico!!! Adorei!!! Que presente maravilhoso!!
Só está faltando no seu post um link direto para comprar o livro... manda pra gente!!
Ou então, combina com o autor, e faz um sorteio no blog, de um livro desses!!! Tenho certeza que vai fazer um sucessão!!!
Obrigada mesmo por esse post.
Bjos.

Betty Boop E.S.L.M disse...

gostaria de saber onde posso comprar o livro, obrigada

Aprendendo com Davi disse...

Mto bacana Tati!
Onde compra? e qto paga?

Bjs

Camila Gouvêa disse...

Eu quero! Onde vende e qto custa? rs... Na verdade, um amigo fez algo parecido: Em uma caixa, guardou as manchetes do dia do nascimento da filha, fez esta mesma pesquisa, gravou programas de TV, noticiários das rádios, músicas do momento... Deixou tudo guardado e, aos 18 anos, deu-lhe este presente...Lindo, não? Eu quero!!!

Rosi disse...

Puxa, que presente original.

Onde posso comprar? Qual o valor?

Bjs

Unknown disse...

Li ontem no celular, comentar do celular é ruim né...
Quero um livro desses para mim tb!!!

Vanessa e Enzo disse...

AMEI a idéia sis.
Até pq queria ter guardado uma capa de jornal, saber cm tava o tempo (pq né? A gente fica trancada na maternidade) e tb não tenho mt paciência com o álbinho do Enzo... É mt caro? rs Tá tá... que seja, deixa passar essa época de vacas magras pq vale a pena...

Unknown disse...

Sou uma mãe muito relapsa! Pois comprei esse livro para o Davi mas não para o Daniel…

Esse livro é fantástico mesmo, muito legal.

Só preciso corrigir meu erro e mandar fazer pro Dani senão já viu não é?

Bjos

Elaina
http://www.vidademae.net/