terça-feira, outubro 22, 2013

Quanto ganha um chefe escoteiro?


Para responder à pergunta do título, primeiro é preciso saber o que faz um chefe escoteiro (oficialmente chamado de escotista). Entre outras coisas, ele acompanha a progressão pessoal dos jovens de sua tropa, proporciona atividades interessantes e educativas e busca integrar-se com as crianças de forma a que vejam nele a figura de um irmão mais velho.

Dito isso, qual a remuneração de um chefe escoteiro? Monetariamente falando, nada. Este é um trabalho voluntário e vale a pena lembrar que a maior parte deles paga para trabalhar. Mas existem coisas muito mais importantes do que dinheiro e é disso que quero falar nesse post. Não há nada mais satisfatório do que ver uma criança feliz após uma atividade que você programou. Ou receber um elogio deles depois de um dia particularmente espinhoso. O pagamento de um chefe escoteiro está num cumprimento escoteiro que recebe na rua, está na correria das crianças para abraça-lo quando chega na sede. São os parabéns sinceros pelo aniversário, são as ofertas de ajuda, são os comentários dos pais contando das mudanças de comportamento.


Faz quase cinco meses que estou ajudando em dois grupos escoteiros. E posso dizer que ando recebendo pagamento em dobro. Aliás, quando digo que estou em dois grupos posso perceber uma série de reações, desde acharem que sou louca, corajosa ou traidora (pois é). O que posso dizer é que é bem cansativo, exige um bocado de jogo de cintura para equilibrar todas as atividades e me deixa meio doida, mas que vale cada segundo do meu tempo. Não me arrependo de nada e faria tudo novamente, sem pestanejar. Porque doando, fui eu quem mais recebeu.

Nenhum comentário: