segunda-feira, outubro 07, 2013

Está chegando o dia das crianças



Faz tempo que eu não posto aqui. E volto com um assunto que eu já sei que vai ser, no mínimo, polêmico: o dia das crianças. Mais especificamente os presentes e as propagandas.

Sim, eu dou brinquedos para os meus filhos no dia das crianças. Sim, eu sei que é uma data comercial e bla bla bla. Eu até posso levá-los para brincar ao ar livre nessa data, mas isso não é uma regra. Porque aqui em casa brincar ao ar livre não é uma exceção, algo a ser feito só em datas especiais. Aqui a gente tem brincadeiras ao ar livre e na natureza todos os fins de semana, principalmente por causa do escotismo.



Meus filhos assistem tv e estão vendo essa enxurrada de propagandas que sempre precede esse tipo de datas. Mas eu não perco meu tempo culpando os publicitários, o consumismo, o capitalismo ou sei lá quem. Eu simplesmente educo meus filhos. Vítor já sabe que vai escolher UM presente e ponto final. As vezes ele comenta comigo que mudou de ideia sobre o presente que quer, mas é isso, sem encheção ou dramas.

Alice ainda pede TUDO que ela vê na tv ou em qualquer outro canto. E eu digo: você vai querer isso de aniversario ou de dia das crianças? Ela vai ter que entender que não vai ganhar tudo o que quer só porque viu na propaganda. É simples, mas não é fácil. Nada na educação de uma criança é fácil. Mas olho pro Vítor e vejo que funciona, então respiro fundo e continuo repetindo as mesmas frases. Quando a paciência começa a acabar ê claro que eu solto um: você pede tudo, hein?? Afinal sou humana, não é? Hahahaha

Só finalizando: nada contra as campanhas de passar um fim de semana lúdico com as crianças nesse dia ou afastá-las dos brinquedos eletrônicos. Pelo contrario, acho bem legal, porque o que eu mais vejo são crianças enfurnadas em casa e hipnotizadas pelos games. Mas lembrem-se: não privem seus filhos, não restrinjam essas brincadeiras lúdicas e ao ar livre a datas especiais! Não há nada melhor do que incluir isso na sua rotina.

E vocês, o que acham? Como lidam com  o dia das crianças, a enxurrada de propagandas e os eletrônicos?

Nenhum comentário: