sexta-feira, agosto 08, 2014

Deliciosos e Disfarçados: molho de tomate turbinado

Bonito, gostoso e saudável!
Hoje eu vou dividir com vocês mais uma receitinha Deliciosa e Disfarçada. Na verdade, a receita não é minha, quem me passou foi a linda da Thaís Scavassa (ela tem uma loja recheada de coisas fantásticas, a Leão Leãozinho). Fiz uma versão reduzida para testar, há umas duas semanas. Como já usei tudo, hoje eu fiz com as quantidades da receita e rendeu muuuuuuuito! Deixei um pouco para usar logo e congelei o resto (aí fiz almôndegas ao molho e usei tudo, vou ter que descongelar mais, fuen).

Primeiro vou colocar a receita e depois vou colocar meus comentários, tá?

Ingredientes:

1,5kg de tomate bem maduro 

2 beterrabas 

2 cebolas
2 dentes de alho
3 abobrinhas pequenas
3 cenouras pequenas


Como fazer: 
1 - Rale a abobrinha e a cenoura e refogue com o alho e um pouco de azeite;
2 - Bata no liquidificador os tomates com pele e semente, junto com a cebola e a beterraba(crua)
3 - Acrescente os tomates batidos no refogado dos legumes e cozinhe mais um pouco.

Vamos aos comentários? 

1 - Eu reduzi a quantidade de beterraba para uma porque dá uma coloração muito rosa e as crianças reparam logo e comentam. Aí acaba o disfarce, não é? Aliás, colocar purê de beterraba nas comidas é um sofrimento, um pouquinho de nada e fica tudo "rosão". Alice acha lindo, adora rosa, mas o Vítor que é mais enjoado já vai logo comentando. Mas come.

2 - Na hora do refogado eu coloco a cebola também.

3 - Eu bato tudo junto, inclusive os legumes refogados. Talvez daqui a algum tempo eu comece a deixar mais, só que por enquanto quero o mais disfarçado possível.

4 - Já coloquei outras coisas, como um pouco de espinafre e manjericão. Mas sempre fico atenta às quantidades para não alterar muito as cores;

5 - Tentei bater os tomates inteiros no liquidificador, como fiz da primeira vez, com o processador. Mas não rolou. Então piquei em quatro, com pele e semente, como diz na receita;

6 - Compro embalagens para marmitas para congelar. Assim não ocupo todos os meus potes plásticos e dá para empilhar direitinho no freezer/congelador.

E aí na sua casa, como você faz para nutrir seus pequenos chatinhos com comidas diferentes? Se tiver alguma receita bacana e quiser compartilhar aqui é só falar!!

(Se quiserem ler o primeiro post da série Deliciosos e Disfarçados e porque chamo assim, clique aqui)

Nenhum comentário: