segunda-feira, outubro 29, 2012

Devemos deixar as crianças aprenderem com seus erros?


Eu acredito que as pessoas aprendem com seus próprios erros. As crianças inclusive. Se a gente insiste em fazer tudo por elas estamos privando-as desse aprendizado tão importante. Claro que há limites. Mas deixar que eles cometam pequenos erros não vai prejudicá-los, pelo contrário!

Algumas pessoas ainda ficam horrorizadas quando eu digo que deixei o Vítor fazer sozinho a mochila para a Noite do Pijama, feita pelo grupo escoteiro que a gente ia na época. A verdade e que eu não deixei fazer sozinho assim, do nada. Eu pedi que ele fizesse uma lista de tudo que achava necessário levar, depois dei uma lista minha para que ele comparar e acrescentar o que estivesse faltando. E só aí ele faria a mochila.

Claro que ele tem 8 anos e, como todo bom menino de 8 anos, tem o foco extremamente reduzido. Mesmo com as duas listas ele esqueceu sabe o que? O pijama! Como eu não conferi a mochila (claro que não, senão o aprendizado ia por água abaixo), só descobrimos isso DURANTE a Festa do Pijama. Ele não deixou de participar das brincadeiras e nem de se divertir. Mas não estava de pijama como os demais colegas.

Ele não passou dias se remoendo por causa disso. Na verdade, mal ficou triste no dia (a gente minimizou e o incentivou a participar. Aliás, um agradecimento especial à Fernanda, Akelá dele na época, pelo incentivo extra). 

Quer saber se ele aprendeu a lição? No último fim de semana ele foi acantonar com sua nova Alcatéia e, na lista que a Akelá enviou não tinha pijama (não precisava). A primeira coisa que ele fez foi vir correndo pra mim e dizer: tá faltando o pijama!!!

Isso me lembra uma história contada por um amigo meu, escotista há vários e vários anos, Nilton Brandão. Ele contou ao Vítor que uma vez foi acampar e esqueceu de levar toalha. Teve que fazer mil malabarismos para se secar depois do banho e nunca mais esqueceu uma toalha na vida. Era sempre o primeiro item a entrar na mochila. De tanto contar essa história ao filho Victor ele também sempre pensou em toalhas ao fazer suas mochilas...rs

Claro que o aprendizado ainda não terminou. Agora ele está aprendendo que precisa ter foco na hora de fazer a mochila, que se ficar zanzando por toda a casa enquanto trabalha vai esquecer alguma coisa. Mas pra quem o aprendizado terminou, não é verdade?

Nenhum comentário: