terça-feira, julho 05, 2011

O susto que o Sirius nos deu

Foto do Sirius Black uma semana após ter chegado lá em casa, cerca de um mês atrás
Eu nem consegui passar aqui pra contar que temos um novo amigo em casa, o cãozinho Sirius Black, de 3 meses, lindo vira lata vindo de uma feira de adoções. E agora, que ia contar isso, acabo vindo contar que ontem passei por uma situação completamente nova (e aterradora) pra mim: ver meu cachorro a beira da morte.

Eu normalmente arrumo as crianças e coloco na van escolar. Aí vou arrumar a casa, colocar umas roupas pra lavar, fazer algo que precise, tomo banho, dou ração e água pro Sirius, abro a porta pra ele ir pro quintal (não deixo que ele fique solto a noite ainda) e vou pro trabalho. Mas ontem era meu dia de postar no blog da Mulher e Mãe e lá no escritório tem estado bem barulhento ultimamente, o que me tira a concentração. Então eu resolvi fazer o post em casa, publicar, divulgar no twitter e só depois ir pro trabalho.

No dia anterior o Sirius teve diarréia e estava meio xoxinho. Eu até tinha pensado que se ele continuasse molenga assim eu ia levá-lo ao veterinário de novo. E ainda pensei: ele ainda está com vermes. E de manhã cedinho ele ainda estava meio xoxo. Quando eu terminei de fazer o post e a divulgação, me arrumei pra sair e fui dar uma última olhada nele. E tive o maior susto do mundo: ele estava caído embaixo do tanque, com os olhos estatelados, imóvel. Desesperei e pensei: ai meu Deus, ele morreu!! Olhei direito e vi o peito dele mexendo. Corri e puxei meu pequeno, ele tinha feito cocô e caído em cima, coitado. Comecei a limpar, mas parei na hora, era melhor socorrer imediatamente. Corri feito louca, peguei uma toalha, enrolei o bichinho, coloquei no carro e vooei pro veterinário.

Ele estava em choque. Foram duas horas pra reanimá-lo, com soro aquecido, bolsas de água quente e secador em cima. Achar a veia dele foi uma novela, de tão desidratado que ele estava! E a gente se perguntando se tinha sido veneno ou vermes, nunca me senti tão culpada na vida, eu devia ter olhado melhor se não tinha mesmo nenhum resquício de veneno de rato antes de trazê-lo pra casa e tal. Mas no fim não foi veneno. Com o resultado do exame de fezes que recebemos hoje, ele está com um "primo" da giárdia, que a vet me falou o nome mas meu cérebro cansado não registrou. Pra mim basta saber que é um protozoário e que estamos fazendo o tratamento correto.

Enfim, ele passou o dia todo no vet e quase precisou ser internado, principalmente pq convulsionou no início da noite. Mas graças a Deus estabilizou e não precisou, pode passar a noite em casa (eu levantando pra dar remédios de madrugada e verificar se continuava tudo bem). Eu fiquei com tanto medo dele passar frio de noite que enchi a cama dele de bolsas quentes (tudo improvisado: garrafas pet, luvas descartáveis, balões, etc), acho até que ele sentiu calor. Mas como ontem fez muito frio (algo em torno de 6º), melhor sentir calor mesmo.

E aí vem a parte que eu quero mais compartilhar com vocês, porque eu realmente não sabia disso. O que aconteceu com ele foi que ele tinha uma grande quantidade de vermes (já veio assim quando eu o adotei). Quando eu o levei ao vet e ela me passou uma dose leve de vermífugo, para ser dado em 3 dias, deixar passar 10 dias e dar por 3 dias novamente. Quando eu terminei de dar essa segunda dose, os vermes morreram. E quando eles morrem, liberam uma grande quantidade de toxinas e isso é capaz de matar um filhote. Algo do tipo "ruim com eles, pior sem eles". Eu não sabia disso e fiquei muito chocada em saber!

Agora o meu filho peludo está passando o dia na vet e indo dormir em casa. Não confiei deixá-lo sozinho em casa, sem um olhar atento pra ver como ele está. Está melhorando devagarzinho, o que é normal pra um bichinho de 3 meses que quase entrou em coma. Mas ficou com sequelas neurológicas, que ainda não sabemos quais são. A boa notícia é que como ele é bem jovem, com as medicações certas essas sequelas podem regredir bastante.

Se Deus quiser, ele vai ficar bom logo logo e voltar a roubar minhas meias pra roer na cama dele...

14 comentários:

Unknown disse...

Susto né!!!
Eu que já sou macaca velha, sou criadora de cães registrada pela CKBC/Kennel Clube MAO, ainda tenho sustos, imagine vc.
mas fico extremamente feliz por vc ter adotado o pequeno, lembre-se de casdatro-lo se for possível, normalmente o GPA da sua cidade faz isso de graça, ou o centro de Zoonosses.

Flavia Bernardo disse...

Puxa....que triste!
dói ver nossos bichinhos doentes, né?
Mas tomara que ele se recupere logo logo e volte a fazer bagunças e alegrar a casa de vcs!
Beijos
Flávia

Rogeria disse...

Ai,Thaty que susto...eu corri logo aqui para ver,pois são como familiares mesmo estes filhotes né?
Eu tbém não sabia deste negócio dos vermes...
Espero que ele se recupere bem e que as sequelas sejam reversíveis...São Francisco de Assis olhe por ele...
Procure castrá-lo mesmo como disse a Fanny é o melhor carinho que se faz para eles...
Aqui estou providenciando a castração da Lady Cat, fugiu estes dias e me assustou tbém e deixou "meia dúzia" de crianças chorosas (esta é a pior parte...)
Bjs e melhoras para o seu filho peludinho!!!

Rogeria disse...

Ai,Thaty que susto...eu corri logo aqui para ver,pois são como familiares mesmo estes filhotes né?
Eu tbém não sabia deste negócio dos vermes...
Espero que ele se recupere bem e que as sequelas sejam reversíveis...São Francisco de Assis olhe por ele...
Procure castrá-lo mesmo como disse a Fanny é o melhor carinho que se faz para eles...
Aqui estou providenciando a castração da Lady Cat, fugiu estes dias e me assustou tbém e deixou "meia dúzia" de crianças chorosas (esta é a pior parte...)
Bjs e melhoras para o seu filho peludinho!!!

Fernanda Reali disse...

Thaty, eu passei isso duas vezes, uma com a Gabi em 2009 e uma com a Isa em 2010.

Gabi (pincher adulta) comeu cascas de caqui do lixo. A sorte é que era um lixo recente, meia hora, as cascas estavam frescas. Ela comeu muito e teve diarréia, mas o que complica tudo é a DESIDRATAÇÃO. Teve que ser internada para ficar no soro até se restabelecer, e eu lá com ela morrendo de chorar.

Isa, filhote, viralata adotada da rua, cheia de vermes, situação aprecida com o Sirius, mas eu estava mais esperta e ela já foi ao veterinário no segundo cocô mole, então evitamos a diarreia forte e a desidratação.

Sirius vai ficar bem. Deixe-o ser internado e tomar o soro necessário para alimentá-lo, tomar os antibióticos, assim ele voltará reestabelecido.

Confia na veterinária, pesquisa no google, leva e interna o quanto antes para que ele se reestabeleça. Tudo vai dar certo!!!

beijoooooo

Telma Maciel disse...

Ai, Tati! Q coisa louca! Eu passei um dia de achar q a Liana não tava legal e fiquei observando. Eram os vermes, ecat!
Eu fico pensando nisso... a gente cuida, dá carinho e se apega! Não pode ficar ruim a ponto de ir embora tão cedo! Então, logo logo ele ficará bem, amiga! Acredite!
E agora, vendo a carinha dele... adorei o nome!!!! rs
Beijo!

Laragui disse...

Nossa, coitadinho dele... É por Deus mesmo viu? Nossa, se vc nao estivesse em casa algo pior teria acontecido... Coitadinho, mas como vc disse, ele ainda é um filhote, e logo logo irá se recuperar... Amei o nome, haha... fofo!!

beijos (@laragc)

Laragui disse...

Nossa, coitadinho dele... É por Deus mesmo viu? Nossa, se vc nao estivesse em casa algo pior teria acontecido... Coitadinho, mas como vc disse, ele ainda é um filhote, e logo logo irá se recuperar... Amei o nome, haha... fofo!!

beijos (@laragc)

Camila Faria disse...

Que bom que vc correu para ajuda-lo!! Tb não sabia disso dos vermes, das toxinas. Ele vai melhorar rapidinho!! Vc vai ver. Beijocas!

Keka disse...

Ai amigaa que situação né? Mas ainda bem que vocês descobriram o que aconteceu e que ele está sendo tratado né?

Naina disse...

Já sofri parecido,só que foi com carrapatos. Adotei 1 filhote numa feira e eleveio simplesmente empestado e se não fosse pela nossa paciência e pelo bom veterinário que temos até hj ela teria morrido.
Ainda bem que agora está tudo bem.

Lia disse...

Não acredito!!!!!!
Te vi na Blogagem de esmalte e vim fuçar seu blog, quando vi um Sirius Black!!!!!!!
Aqui em casa tem um filhotinho que recebeu o mesmo nome, acabou de fazer 3 meses dia 5 de julho!
Já estou te seguindo,
Abraços

Lia disse...

Eu de novo!
Vi no desenho que você está com o símbolo do escotismo na Blusa, aqui em casa somos Bandeirantes!
Semper Parata!

Lia disse...

Ilá! Fui eu que deixei os recados do Sírius Black e do escotismo, não sei o que houve mas entrou o meu antigo perfl que já está desativado a pelo menos um ano, uma outra amiga que avisou que tava entrando o antigo, desculpe!
Já que voltei vou continuar por aqui!