quinta-feira, julho 07, 2011

O último post da trilogia Sirius - a reação do Vítor



Vamos ao último post da trilogia "Sirius Black"? Eu nunca pensei em escrever três posts sobre o assunto, mas já que a demanda foi grande e eu tenho muito a responder, acho que é uma boa fazer aqui. :)

Ontem eu ainda não tinha contado pro Vítor. Eu sabia que ele lidaria bem com o assunto, iria chorar e ficar triste no momento, mas depois ia se distrair com outras coisas. Nesse ponto, ser criança é muito bom. Mas só o fato de ter que ser eu a portadora da notícia, de ter que vê-lo chorar, doia meu coração.
Dei um tempo pra contar, não fui falando logo de cara não. Esperei que ele viesse me perguntar. Principalmente porque quando ele começa a chorar, a Alice também começa, mesmo que ela não tenha a menor idéia do motivo do choro. E do jeito que eu estava emotiva, ter que consolar o Vítor, fazer a Alice fechar o berreiro e não chorar também... dose, né?

Mas acho que termos chorado e conversado bastante sobre o assunto no dia anterior ajudou muito. Quando ele me perguntou do Sirius, eu o sentei no meu colo e expliquei o que tinha acontecido. Disse que eu estava lá quando aconteceu, que ele não morreu sozinho e que eu tinha conseguido despedir dele e agradecer o quanto ele foi legal pra gente.

Ele ficou com os olhos cheios de lágrimas e a voz embargada, mas não chorou muito. Disse que tinha rezado pra ele não morrer. E eu expliquei que ele tava sofrendo muito, que morrer era um descanso pro Sirius, que ele ia parar de sofrer. Mas ele disse: eu tava rezando pra ele ficar bom e parar de sofrer, não morrer. Aí expliquei que nem sempre o que a gente quer é o melhor.

E emendei logo na história do céu dos cães, de como tudo lá é muito legal, de como eles esperam por nós, de como eles ficam felizes lá. Aproveitei também a idéia da minha amiga Ligi, de fazer uma homenagem e fiz a proposta pra ele. A princípio ele ficou meio indeciso, me pedindo sugestões. E eu falei umas 3 ou 4 coisas diferentes, então ele escolheu fazer um desenho e ficou lá, mais de meia hora caprichando. 

Foi um desenho muito  lindo! Ele fez o céu dos cães, com um lindo gramado verde e vários cachorros correndo (até umas linhas atrás dos cachorrinhos, pra dizer que estavam correndo...rs), céu azul e sol brilhando. E numa nuvem ele escreveu: De: Vítor Para: Sirius. Eu ia fotografar e colocar aqui no post, mas como estou no trabalho, não deu tempo. Está colado na porta do guarda roupa dele.

Logo depois ele se distraiu com outra coisa e era o mesmo Vítor de sempre. De vez em quando ele vinha me perguntar alguma coisa, como por exemplo que estava triste por não ter comprado o casaco preto escrito "Segurança", se a gente podia comprar o dia que tivesse outro cachorro. Mas depois de respondida a pergunta, ele ia embora brincar de novo.

Na hora de dormir, ele me disse que ia rezar pra Deus receber bem o Sirius lá no céu. E eu concordei e falei que era isso mesmo, que isso era uma ótima coisa a se fazer. E pronto, nossa vida continua...

10 comentários:

Recursos, Estratégias e Experimentos Didáticos 2021 disse...

Tati, vc conduziu muito bem tudo isso... e Vitor me emocionou com suas atitudes.
Isso prova que vc está no caminho certo!
Parabéns pela força e principalmente pela forma que vc educando o Vitor.
Beijos
Ana Carolina

Dani Brito disse...

Li ontem sobre a partida do Sirius e acabei chorando....não tem como não ficar emocionada.

Sei bem a falta que um cachorrinho faz e de como eles ficam vulneráveis qdo doentes.

Concordo com a Ana Carolina, vc conduziu muito bem a situação. Vitor foi muito maduro...logo a tristeza dará lugar ao entendimento.

Beijos, Tati

A mamãe do Eduardo disse...

Mãe tem que passar por tantas se segurando para manter a força né? Eu sei que você também gostaria de chorar a perda, mas teve que se manter forte para passar força para a meninada né?
É!!! Você conseguiu, conduziu muito bem a situação!
Eu me recordo a perda de meu último cão, ainda sinto sua falta!
Abraços, Cassiê.

Unknown disse...

Sabia que iria dar tudo certo!
Felicidade para vcs sempre

Unknown disse...

As crianças sofrem menos, isso é fato, mas só quando o assunto é conduzido com muita sensibilidade como vc fez. Parabéns! Não é fácil falar sobre morte com uma criança.

Beijos

Naina disse...

Ain, acabei de escrever no primeiro post sobre o sirius e agora fico imaginando como o vítor deve estar sofrendo.
E para amenizar a dor e o sofrimento dele, nada melhor do que adotar outro amiguinho. Tenho certeza de que ele será tão amado quando o Sirius.

Telma Maciel disse...

É, amiga... não deve ter sido fácil mas é como vc disse, as crianças tem mais facilidade pra lidar com as perdas. Elas se distraem rápido com outras coisas.
Agora é dar um tempinho e depois, quem sabe, encontrar outro amiguinho pra vcs, né?
Beijo

Layana disse...

Oi tati,

esta semana quase não entrei na net e só vi tudo agora.
Entendo completamente, por mais que alguns critiquem os donos de pet, pra nós eles são gente e pronto!
Tenho Gobi, meu gato fulpudo, já há 4,5 anos e não posso nem imaginar ficar sem ele, é como pensar em ficar sem alguém da família, sabemos que a morte existe e é para todos, mas não dá pra pensar.
Um beijão

Fabi Alvim disse...

Os bichinhos marcam muito a vida da gente, né?! Eu perdi meu Czar (um shih-tzu lindão) ano passado... grávida da Joana. Arrasou meu coração. Fiquei uns dias de luto mesmo. Mas diferente do Sirius ele viveu por 13 anos e foi um comanheirão. No final já estava sofrendo muito... a partida teve um misto de alívio. Pelo menos a dor dele terminou. Confesso que depois dele não quis outro e não sei se um dia vou querer. Vitor vai ficar bem! Sempre me apego muito à gratidão nesses momentos. A gratidão parece preencher um pouco do vazio que fica!
Um beijo pra vcs...

Rogeria disse...

Thaty,as crianças sempre nos surpreendem,que bom que vc conseguiu lidar bem e que ele conseguiu compreender...
Aqui já perdemos dois pets com 10 e 11 anos,é muita dor mesmo,eles viram da família...
O Calvin,nosso cocker,depois q ele morreu eu fiquei dias sem ir no local q ele ficava,escutava ele batendo no portão e tudo...
As crianças sofreram bastante,mas é assim com os animais...

Bjs e força aí...